quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Acampamento

Esse foi o tema do nosso acampamento 2010!
Eu já tinha trabalhado com ele em 2005 e 5 anos depois ele foi nosso tema de acampamento UCP.
Nosso foco era trabalhar o coração das crianças a refletirem que de Deus a gente não se esconde. A gente até disfarça, tenta esconder, mesmo que isso seja errado, mas com Deus podemos ser quem somos. Ele nos conhece de perto!
Fizemos muitas dinâmicas, conversas maravilhosas, Desperta com Deus (colocamos o relógio para despertar bem cedinho, eles precisavam ir até o local combinado para orarmos por nossas famílias e no horário estavam TODOS lá), tivemos reuniões de quarto e, nesse momento, o que era programado para ser 30 minutos de conversa e oração tornou-se 2 horas!


MARAVILHOSO!!!!

Nossas crianças precisam ter intimidade com Deus!
Outra coisa que elas amaram e nós também foi o momento em que colocamos todas as cartinhas que os pais escreveram para elas. Era uma surpresa! E foi lindo! Elas choraram e nós pudemos observar de pertinho o quanto o carinho da família precisa ser expresso!

Na nossa volta, elas foram recebidas na igreja com lanchinho, mesa decorada e muito carinho dos pais. Cada uma delas recebeu um porta-retrato com sua foto (essa foto foi tirada na chegada delas na igreja, antes da saída para o acampamento).

Ao chegarem no sítio, foram recebidas pelo Almoço do Avesso. Era necessário estar com todas as peças de roupa pelo lado do avesso. Isso não bastava! Elas tinham que entrar andando de costas, sentar de costas pra mesa e o almoço também era do avesso. Começamos com a sobremesa e depois a comida. Isso provocou muitas gargalhadas!

À tarde foram as dinâmicas na piscina, o futebol de toalha de banho, o esquiladeira e muito mais!

O futebol de toalha


Jantar Italiano com festival de Pizzas


Tudo feito com muito carinho, e o resultado foram carinhas felizes e cheias da certeza do quanto é bom ter e ser de Deus!
"Batalhando por Cristo
Lutando com amor
Sou um soldado do nosso Senhor"

Avante, UCP!

Aprendendo Juntos - treinamento do Berçário

Nosso berçário começou com uma equipe muito criativa e bem disposta a fazer o melhor!
Nossos encontros eram para aprendermos juntas a dar aula para os bebês e o meu caçulinha, novamente, era o mascote para sabermos se daria certo ou passaráimos para um plano B!
Era necessário aprender, treinar, conversar! Dar aula no berçário vai muito além de "vigiar os bebês ou fazê-los dormir enquanto os pais assitem o culto", tenho até arrepios quando penso que ainda possa existir berçários assim. Pelo contrário, o berçário é o local onde os bebês aprendem, louvam, brincam, interagem, sorriem e descobrem que Papai do Céu as ama muito! Esse é o meu objetivo como professora, aproveitar todo o tempinho para que esse bebê se sinto amado e especial!
Você já parou para pensar que esse possa ser o único momento que ele escuta sobre Deus?
Aproveite e anote aí umas dicas:

A Historinha bíblica que você via contar não pode ultrapassar a 5 minutos!
O que você separou para ilustrar a historinha pode ser coisas do dia-a-dia do bebê. Exemplo: Deus criou os bichinhos - separe brinquedos de bichos, desenhos de bichos, livros ilustrados com animais ou até fotos!
As musiquinha spodem e devem ser repetidas algumas vezes. Cantarole, converse com ele olhando no olho, chamando pelo nome e ensinando gestinhos no louvor.

Outra dica é ler um outro livro da autora Claudia Guimarães claudiaguimaraes.blogspot.com
Tem acrescentado muito, é um despertar, "um puxão de orelha", mas uma fonte e instrumento de Deus para nos capacitar a fazermos o melhor!

Dia das Mães

Vou sugerir uma comemoração bem diferente, um piquenique!
A gente escolheu ao ar livre, um bosque muito legal onde a garotada se acabou!
Para as mamães reservamos momentos de descontração pula-elástico, pula-corda, muita comidinha gostosa e louvor em uma roda!
 Essa é minha amiga Márcia convidada a comemorar o seu Dia das Mães de um jeito que os filhotes amaram!

Te desafio a conhecer a UCP!

Minha história com a UCP começou na minha infância na Igreja Presbiteriana do Mutuá - SG. Era um formato que acredito que seja adulto demais para crianças entre 6 e 11 anos, mas foi exatmanete lá que aprendi o quanto é bom servir a Deus.
Já com uma bagagem um pouco maior, na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fui desafiada a trabalhar com a UCP e era bem diferente de tudo o que já tinha visto!
Tudo era feito com muitas dinâmicas, brincadeiras, desafios bíblicos, reunião de oração, dia na igreja, acampamentos e fiquei apaixonada pelo trabalho, tanto que estou nele até hoje e isso já fazem 11 anos!!
O trabalho com as crianças precisa ser criativo, desafiador, encantador e muito, mas muito amor!
“Agora, vos rogamos, irmãos que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal, pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito.” 1Ts 5:12-19.
Trabalhar em equipe é bênção! e foi exatamente ena UCP que descobri que a opinião do outro acrescenta, soma e transforma uma idéia legalzinha em maravilhosa!
Ouvia os ex-Liga Juvenil falar com tanto amor de uma pessoa que investiu seu tempo ao trabalho com as crianças, o Tio Thex Correa, até hoje não sei de onde ele tirava tantas idéias em uma época sem internet, sem o ctrl+C e ctrl+V, pura inspiração dada por Deus.
Daí aprendi a fazer caça-tesouro bíblico, correio geral e muitas brincadeiras e dinâmicas com foco bíblico.

Essa brincadeira cada criança recebe 5 palitos de fósforo, em cada rodada ela equilibra um, mas vai ficando muito difçil e é ai que a gente incentiva a persisitir e trabalha o objetivo de respeitar o amigo, mesmo que ele derrube todos os palitos. A respeitar o limite do outro e a colaborar, pois somos uma equipe!

Outra brincadeira que eles amavam era o futebol de pano (minha mãe que custurou pra mim e eu pintei!):

sem falar no Adedanha Bíblico

vou arrumar minhas recordações e depois escrevo mais!

Berçário é coisa séria!!!

Quando meu caçula, Mateus, estava no CTI de um hospital pediátrico, após uma cirurgia no intestino, comecei a ler o livro Mulheres Geradoras de Vida da autora Cláudia Guimarães
e naquele momento de dor Deus me mostrou o quanto ele podia fazer muito mais pelos bebês, o quanto podemos investir pesado nessas preciosas vidas e que elas desde o ventre já podem ser incentivadas a louvar, a escutar de Deus e que estava muito na hora de começarmos o trabalho na minha igreja!
Esse berçário foi presente de Deus, pois temos uma pastor que investe e acredita no trabalho com as crianças, temos uma decoradora maravilhosa que sonhou o berçário e ele está aí!!!
Agora era só trabalhar e foi o que fizemos!
Separamos ficha de cadastro, equipe para trabalhar, Cd`s para bebês e uma boa dica é o Cd Meu Primeiro Louvor, temas de historinhas e decidimos que trabalharíamos a criação!

Durante todo o ano elas aprendem sobre todas as coisas que Deus criou e a obra-prima de Deus... ela!!
Usamos livrinhos com figuras, a bíblia para bebê, frutas, brinquedos e tudo o que pudermos ilustrar, deixá-las apalpar, balançar e ver o quanto são amadas, queridas e importantes para Deus!

Culto ao Senhor pelos Bebês!




Estou aproveitando minhas férias para sonhar, planejar e inventar o nosso próximo culto ao Senhor pelos bebês.
O culto ao Senhor pelos Bebês não pode ser apenas com os bebês da igreja, precisa ser com os bebês que conhecemos no play, no pediatra, nossos vizinhos e filhos dos amigos! É um momento de evangelizar!
O primeiro passo é um convite muito criativo, lindo e delicado. Era um saquinho de celofane com mashmallow, laço de cetim verde (meninos) lilás (meninas) e o cartão convite colado no laço! Ficou lindo!!
No primeiro fizemos uma decoração com ovelhinhas, bíblias personalizadas com plaquinha com o nome de cada bebê, feitas pela nossa querida Danielle Lomba (Dunoir), certificados e uma sessão de fotos que foram exibidas no final da programação (pais com seus filhos)!
Nesse culto em louvor a Deus pela vida dos bebês, o foco precisa ser a gratidão pela oportunidade de sermos pais e mães, escolhidos por Deus para criarmos nossas heranças conforme agrade o coração do Pai!
Você pode fazer um formato bem diferente e foi isso que fizemos.
Teve abertura com louvor, oração, contação de história do Livro: No coração e na bolsa da editora Brinque Book que fala do quanto amamos os nossos filhos e que precismaos criá-los seguros de que são amados! Esse eu indico!!
Depois convidamos uma grande amiga para testemunhar o quanto Deus realizou milagres até que ela engravidasse da sua preciosidade chamado Davi! Momentos que só de lembrar me fazem chorar, mas são lágrimas de gratidão!
Nosso pastor, Rev Jr. Vargas conversou com os pais sobre o investimento de Deus em nossas vidas e como podemos consagrar, criar e educar nossos filhos nos melhores caminhos... o de Deus!
Bem... precisamos sonhar com muitos bebês aprendendo o quanto é bom ser de Deus! esse pode ser nosso primeiro passo!